quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pela defesa do Estado laico, associados reformaram o estatuto.

 



A sessão aconteceu na manhã do dia 25 de outubro de 2014, e foi presidida por Mametu Nangetu, presidenta do instituto, com a ajuda de Táta Dianvula, que secretariou a assembléia. 

Abrindo a pauta, Mametu falou da necessidade de reformar o estatuto social do Instituto Nangetu, aprimorando e adequando a organização social aos novos contextos políticos e sociais. 

Dentre as reformas propostas, ela apresentou a alteração do nome social da organização propondo chamar-se de “Instituto Nangetu de Tradição Bantu na Amazônia e Desenvolvimento Social”, argumentando o interesse do Instituto no financiamento público de projetos e ações e na participação social nas instâncias de diálogo com o Estado, para isso destacou-se a necessidade de defesa do Estado Laico e a necessidade de defesa das tradições afrobrasileiras o que engloba também os aspectos da religiosidade e a defesa do sagrado de origem africana no Brasil.

Para atender essa necessidade, ela destacou a necessidade, também, de alterar a redação estatuto do Instituto em diversos artigos e incisos que foram detalhados na minuta de proposta de reforma de estatuto, que foi aprovada por unanimidade, ficando desta forma reformado e consolidado o estatuto social do Instituto Nangetu que agora passa a se chamar de INSTITUTO NANGETU DE TRADIÇÃO BANTU NA AMAZÔNIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.



Mametu aproveitou a ocasião e a presença de Domingos Conceição, do Instituto Mocambo, e do Prof. Devison Amorim, do projeto de extensão "Mitologia afro-amazônica em objetos animados", e, depois da assembléia, provocou um debate sobre os projetos do instituto Nangetu que estão em andamento.

Nenhum comentário: