domingo, 28 de setembro de 2014

As crianças fizeram a festa no “Dibangulangu riá Nvunji”.

Isso aqui é resistência, é manutenção de tradição! Foi com essas palavras que Mametu Nangetu avaliou a realização do “Dibangulangu riá Nvunji”. Mais um ano com o tradicional caruru das crianças e distribuição de bolos, doces e bombons no Mansu Nangetu, em Belém do Pará.
O ritual teve toque para Nvunji e uma mesa com a fartura da culinária tradicional afro-amazônica, delicias que todos puderam desfrutar.

Este ano foram apresentadas várias novidades, uma delas foi a distribuição de kits educativos, contendo material escolar e livros infanto-juvenis, preparados como parte da promessa de uma professora e educadora que para agradecer uma graça concedida pelos santos gêmeos "Cosme e Damião", doou o material educativo ao terreiro. Uma iniciativa que contou com a aprovação das mães que acompanhavam as crianças na peregrinação pela cidade em busca de guloseimas. Elas elogiaram a iniciativa que busca a diversão aliada à educação.


Também teve  a apresentação de contação de estórias de lendas africanas, parte do projeto Mitologia Afro-amazônica, coordenado por Carlos Cruz. A proposta é utilizar o teatro para montar e apresentar espetáculos com estórias de mitos e lendas, e também as estórias da luta por cidadania dos povos tradicionais de terreiros de matriz africana na Amazônia - ações que estão em preparação para serem apresentadas em escolas como forma de contribuir com a Lei 10.639/03.
Carlos Cruz, ensaiando a dramatização da lenda de Ibeji.

Esta primeira experiência foi a dramatização de uma lenda iorubana de Ibeji, com a participação do próprio Carlos e de Maria Carolina, que fizeram os diálogos das personagens, e a participação especial de Táta Kinamboji fazendo a narração.

E a com a alegria contagiando a todos, a celebração para as crianças foi acontecendo em cada um dos presentes...

Veja a cobertura da TV Liberal.







Nenhum comentário: