terça-feira, 5 de agosto de 2014

Poéticas de terreiro na programação cultural do COPENE na UFPA.

Laço Afro, com Carlos Vera Cruz, Rodrigo Ethnos e Tom Salazar.



Como parte da programação do palco principal do Centro de Convenções Benedito Nunes, na sexta-feira, 1° de agosto, foi apresentado o espetáculo "Laço Afro", um espetáculo musical que apresenta canções que traduzem a alma do povo negro, da gente preta, em suas experiências, prazeres, memórias e tradições. Misturando-as a textos sobre cultura afro-brasileira de grandes autores, como Jorge Amado, Cruz e Souza, e o paraense Vicente Salles. Além de performances para ilustrar toda a beleza de cores e corpos da cultura negra e nos revelar que laço é esse que une a todos nós. Elenco: Carlos Vera Cruz (Mansu Nangetu) – textos, vocais e performances; Tom Salazar – violão e arranjos musicais; Rodrigo Ethnos (Táta Kafungeji do Rundembo Ngunzo ti Bamburucema) – percussões e efeitos sonoros.
Pretinhos, minha família, esculturas de Mametu Nangetu.

Enquanto isso Mametu Nangetu e Isabela do Lago também apresentaram seus trabalhos de artes visuais durante os dias do congresso, foi na exposição "Áfricas e diásporas", uma coletiva com artistas negros organizada pelas Profas. Marilu Campelo e Zélia Amador, do Grupo de Estudos Afro-Amazônico/ GEAM (NEAB) - UFPA, nas dependências do IFCH da UFPA, Mametu Nangetu apresentou a série de esculturas "Pretinhos, a minha família", construídas com massa de papel sobre barro, cabaças e cuias, e Isabela apresentou a série "A dona da porteira", sequencia de pinturas sobre portas com imagens auto-referenciadas e caracterizadas entidades femininas do culto a Exu.
A dona da porteira, pinturas de Isabela do Lago.


O VIII COPENE - Congresso Nacional de Pesquisadores Negros, é um evento bienal criado em 2000 após a constatação de que o racismo na Universidade se manifesta de forma insidiosa, muitas vezes fugidia, mas com resultados bem concretos: a perda de possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo. O Congresso tem a intenção de apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos e aconteceu de 29 de julho a 2 de agosto de 2014 na UFPA, Campus do Guamá em Belém/PA.

Nenhum comentário: