sexta-feira, 6 de junho de 2014

Kota Kaialamaze tomou posse no Conselho Tutelar do DABEL.

É com muita satisfação que anunciamos a eleição, e posse, de nossa filha e irmã Kaialamaze, também conhecida como Débora Venina Santos, que é Kota ria Lembafuranga do Mansu Diangamoxi, como Conselheira Tutelar do Distrito Administrativo de Belém – DABEL. Para nós, membros de Comunidades de Povos Tradicionais de Terreiros, é muito importante ocupar esses espaços de representação e controle social para podermos dar visibilidade ao trabalho que nossas comunidades desenvolvem com seriedade e competência.
Débora Venina Santos participa do Conselho Tutelar VIII do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdac). O Conselho é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente quando se encontram ameaçados ou violados conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar tem um papel fundamental na sociedade.
Foram dezesseis candidatos disputando cinco vagas para novos conselheiros e cinco novos suplentes que vão exercer o mandato até janeiro de 2016.
Até então Belém possuía sete conselhos tutelares. Segundo o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a eleição e posse dos novos conselheiros é realizada em virtude da necessidade de eleger conselheiros que vão trabalhar na nova unidade. “A eleição é primordial para melhorar o atendimento à população. Com os cinco novos conselheiros teremos um total de 40 trabalhando a partir do dia 05 de junho. O que vai desafogar e dinamizar os plantões”, explicou o presidente do Comdac Heraldo Coelho.
Os conselheiros que concorreram à vaga passaram por avaliações antes de entrar no processo eleitoral. Segundo o Comdac, além de ter mais de 21 anos e residirem no município de Belém, eles realizaram uma prova teórica contendo uma redação e dez perguntas objetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; participaram da orientação realizada pela Comissão Eleitoral, têm comprovada experiência mínima de dois anos no trato com crianças ou adolescentes e apresentaram todos os documentos exigidos no regimento do Comdac e publicados no edital. Com base nesse processo, eles se tornaram aptos a disputar a vaga de conselheiro tutelar.
Para a eleição da escolha dos membros do Conselho Tutelar VIII (Dabel), foi utilizada a regionalização administrativa do município de Belém adotado pela lei municipal Nº. 7.682 de janeiro de 1994. O Dabel compreende os bairros do Marco, Canudos, Umarizal, Campina, Reduto, Nazaré, Cidade Velha, Batista Campos e São Brás.
Parabéns Kota Kaialamaze e que você exerça um excelente mandato, um mandato que respeite a diversidade do povo brasileiro.




Nenhum comentário: