quarta-feira, 14 de maio de 2014

Intercâmbio "Performance & Cinema Documentário de Invenção”.




Intercâmbio "Performance  & Cinema Documentário de Invenção”. Dias 30 e 31 de maio e 1 de junho de 2014: a partir das 17 horas. Mansu Nangetu, Pirajá, 1194. Marco, Belém/PA. fone 32267599.
Sinopse: Intercâmbio de experiências em artes visuais e audiovisual entre a comunidade do Mansu Nangetu com Renato Vallone e Wellinton Dias.
Renato Vallone - Cineasta independente à oito anos, começou a carreira na montagem. Atua também como diretor, fotógrafo (camera) e desenhista sonoro. Realizou diversos curtas-metragens, além de series para tv, web, video-instalações e longas-metragens. Co-autor de diversos trabalhos no cinema e nas artes visuais com artistas nacionais e internacionais..
Wellington Dias é artista cênico e visual. Bacharel em artes cênicas, habilitação Interpretação na UNIRIO. Coordenador da Casa Gira Mundo (Lapa- Rio de janeiro-RJ). Inventor no Bando Filhotes de Leão, onde já participou como performer e produtor das montagens-instalações “Relicário” (contemplado no FATE 2009-Prefeitura do Rio) e “Beco do bandeira” (FATE 2010 – Prefeitura do Rio) , sob a direção de Sidnei Cruz. Ministrou a Oficina “Teatro e Excentricidades” em 2012 na Vila Olímpica da Mangueira (Edital Oficinas Culturais Prefeitura do Rio), em 2013 em São João da Barra e Queimados (Circuito Estadual das Artes da SEC RJ). Contemplado no Rede Nacional Funarte 2011 com o projeto “Tecno Barca: Um ateliê-galeria itinerante sobre a terra das águas”, desenvolvido no Arquipélago do Bailique, no litoral do Estado do Amapá e agraciado com o Premio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente 2012 do Banco da Amazônia pela mesma iniciativa. Artista e coordenador de produção dos projetos “Ateliê de livres trocas e devires artísticos”, em Japeri (Edital Microprojetos Culturais 2011 –SEC-RJ) e “Ateliê-galeria de vivências poéticas”, em Realengo (Edital Pro artes visuais 2011 da Prefeitura do Rio). Atuou na montagem de “Esperando Godot”, direção de Zeniude Pereira, dirigiu o monólogo “Pau-de-arara”, de Anderson Barroso e as leituras dramatizadas “Viúva, porém honesta”, “Gimba, presidente dos valentes” e “Discurso aos animais” no projeto Dramaturgia leituras em Cena do SESC-AP.


Apoio: - Coordenação estadual da ARATRAMA - rede [aparelho]-: - Terreiro de Mina Estrela Guia Aldeya di Tupynambá – UFPA - PROEX - Projeto: Diálogo em Cabana de Caboco. FCS/UFPA (Coordenação: Prof. Ms. João Simões e Bolsista Luah Sampaio) - Projeto: Muzueri uonene kalunguê (O falador grande não tem razão). FAV e GEAM/ UFPA (Coordenação Prof. Arthur Leandro) - Projeto Ngomba da Aruanda. FAV e GEAM/ UFPA (Coordenação Prof. Arthur Leandro e bolsista Luiza Cabral).

Nenhum comentário: