domingo, 8 de dezembro de 2013

Mametu Nangetu toma posse no Comitê Nacional da Diversidade Religiosa

Tomam posse esta semana em Brasília - durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, os componentes do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa, e entre os selecionados para fazer parte como titular do Comitê está Mametu Nangetu (Oneide Monteiro Rodrigues), a única representante de organizações sociais de toda a região norte do Brasil escolhida para essa função. Ela é a sacerdotisa do Mansu Nangetu e preside o Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social, coordena no estado do Pará a Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Terreiros de Matriz Africana - ARATRAMA, é fundadora e coordenou o Comitê Inter-religioso do Estado do Pará, e foi selecionada para compor o comitê nacional pelo seu histórico de luta pelo direito à liberdade religiosa.
Mametu Nangetu (à esquerda) em manifestação do Comitê Estadual Inter-Religioso do Pará pela liberdade religiosa.
Em agosto de 2013 a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR divulgou no Diário Oficial da União, edital para processo de seleção de representantes da sociedade civil para compor o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa. Mametu Nangetu participou desse processo e foi escolhida entre os derz (10) titulares da sociedade civil organizada para um mandato de dois anos no Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Mametu Nangtetu (à direita da foto) com representantes de diversas religiões na Caminhada Estadual da Liberdade Religiosa "Fé e Resistência", caminhando a gente se entende, março de 2012.

Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. que tem como finalidade auxiliar a elaboração de políticas de afirmação do direito à liberdade religiosa, do respeito à diversidade religiosa e da opção de não ter religião de forma a viabilizar a implementação das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3.

Mametu Nangetu com sacerdotes e lideranças de  diversas religiões na Celebração pelo dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em 20/01/13 - Pça. da República, em Belém (organização do Comitê Inter-religioso do Pará).





Também compete ao colegiado, promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções, além de promover o debate entre grupos de pessoas de diversas crenças, buscando aproximá-los por intermédio do princípio do respeito mútuo.

TITULARES:
1. CHRISTINA VITAL DA CUNHA
2. CLEMILDO ANACLETO DA SILVA
3. ELCIO CECCHETTI
4. ELIANILDO DA SILVA NASCIMENTO
5. FÁBIO FERREIRA NASCIMENTO
6. FLORIDALVA PAIVA DIAS DE SÁ CAVALCANTI
7. GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO
8. ONEIDE MONTEIRO RODRIGUES
9. RAD ASSIS BRASIL UGARTE
10. ROMI MÁRCIA BENCKE
SUPLENTES:
1. ALEXANDRE ALBERTO SANTOS DE OLIVEIRA
2. FLAMARION VIDAL ARAUJO
3. ANDRÉ SIDNEI MUSSKOPF
4. EDOARDA SOPELSA SCHERER
5. FRANCIELLE MORÊZ
6. GUSTAVO ADRIÁN GOTTFRIED
7. ÉMERSON DAMÁSIO DE ARAÚJO
8. DANIELLA GIGLIOLLA NOVO HICHE
9. JACIARA RIBEIRO DOS SANTOS
10. TÂNIA MARIA RIBEIRO CAVALCANTE

Nenhum comentário: