sábado, 2 de novembro de 2013

Compartilhando experiências e debates sobre políticas públicas.

Neste sábado, 2 de novembro, aproveitando o feriado, e aproveitando também que a hospedagem solidária no terreiro proporcionou a presença de militantes de segmentos do movimento negro de municípios do interior do Estado do Pará que foram eleitos delegados para a III CONAPIR, o Instituto Nangetu reuniu sua comunidade, agentes culturais e pessoas interessadas para a confraternização de compartilhamento dos conteúdos de relatos e entrevistas que a equipe do Projeto Azuelar de Comunicação Social Comunitária gravou com Militantes do Movimento Negro, com Mestres das Culturas Afro-brasileiras, das Culturas Tradicionais e das Culturas Populares durante o Encontro da Rede de Culturas Populares e Tradicionais que aconteceu em São Paulo no início do mês de outubro reunindo detentores dos conhecimentos tradicionais e das expressões culturais populares de todo o país, além de artistas, lideranças comunitárias e representantes de vários segmentos no Conselho Nacional de Política Cultural e em outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado que se reuniram no mesmo local e período.

Mametu Nangetu, Táta Kinamboji e Táta Dianvula fazem parte dessa rede e do Colegiado Setorial de Culturas Afro-brasileiras do CNPC/ MinC, e estiveram presentes nas reuniões setoriais de culturas afro-brasileiras e na discussão do GT de democratização da comunicação da Conferência Livre de Cultura que se instalou nesse período, e aproveitaram essa oportunidade para recolher depoimentos de agentes das culturas populares e tradicionais vindos de vários estados brasileiros.

Foram algumas dessas gravações de mestres das culturas, mais uma reportagem sobre o cineclube e os depoimentos e relatos de Pai Luzivaldo, de Marabá, e de Rosete, de Bragança - ambos delegados paraenses para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que neste almoço de confraternização se transformaram num programa da rádio-janela que se desdobrou em uma roda de conversa de avaliação e elaboração de estratégias de atuação para que possamos avançar na política cultural para a diversidade e para a política brasileira para a igualdade racial, principalmente no que se refere à população da região norte do Brasil.

As entrevistas e depoimentos podem ser acessadas nesta pasta de arquivo virtual, arquivos licenciados em CC.



Fotos de Duda Canto, especialmente para o Projeto Azuelar.

Apoio: - Coordenação estadual da ARATRAMA - rede [aparelho]-: - Terreiro de Mina Estrela Guia Aldeya di Tupynambá - Projeto: Diálogo em Cabana de Caboco. FCS/UFPA (Coordenação: Prof. Ms. João Simões e Bolsista Luah Sampaio) - Projeto: Muzueri uonene kalunguê (O falador grande não tem razão). FAV e GEAM/ UFPA (Coordenação Prof. Arthur Leandro) - UFPA-PROEX

Nenhum comentário: