terça-feira, 1 de outubro de 2013

Kizomba ria Vunji reuniu mais de 70 crianças no Mansu Nangetu.



Todos os anos o Mansu Nangetu celebra as crianças com o Dibangulango ria Vunji, o caruru das crianças. Vunji é a divindade que traz a alegria ao nosso cotidiano, e é com essa alegria contagiante que a Kizomba ria Vunji aconteceu no Mansu Nangetu.
A celebração coincide com a comemoração aos santos gêmeos Cosme e Damião, santos cristãos que nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade.
Reza a lenda que inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso.
Talvez a proximidade das estórias de Cosme e Damião com a saga do povo Bantu na diáspora brasileira, seja a explicação para que nossos antepassados tenham criado a relação deles com Vunji, e neste dia é comum as pessoas distribuírem doces e guloseimas nas ruas.
O ritual no Mansu celebra também as ações comunitárias, e reúne as crianças carentes do bairro que, além de guloseimas, recebem os brinquedos que são arrecadados durante o ano inteiro pela comunidade do terreiro.
A novidade deste ano foi a apresentação de estórias das tradições afro-amazônicas em espetáculo de teatro de bonecos de Carlos Cruz, e as brincadeiras promovidas pelos palhaços que vieram colaborativamente contribuir com a celebração.



Nenhum comentário: