sábado, 20 de julho de 2013

Mobilizar as culturas afro-brasileiras para a III CEC-PA.


O Instituto Nangetu está investindo na mobilização dos agentes culturais afro-brasileiros para a participação na III Conferência Estadual de Cultura do Pará, e mobilizando as lideranças de povos tradicionais de matriz africana em vários municípios para que se façam presente nas conferências municipais e elejam delegados para as demais etapas do processo da III CNC.

Na quinta-feria, 18 de julho, Benevides fez sua I Conferência Municipal de Cultura,  e foi mais uma etapa nessa construção.

Benevides elegeu dois delegados de terreiro para a Conferencia de Cultura do Pará.

Fellipe Roma, do Ilê Ashé Oyá Nirolê Igbalé, foi eleito delegado do município de Benevides para a III Conferência Estadual de Cultura do Pará, e junto com ele também foi eleita delgada, Paôla, da ACAOÃ.
Táta Kinamboji, Felipe Roma e Ekedi Janete na I CMC de Benevides/PA.

A mobilização dos agentes das culturas afro-brasileiras foj feita por telefone e pelas redes sociais, e foi assim que começou a articulação com Fellipe de Logun, e a discussão de estartégias para aprovar nossas propostasnos GTs e na plenária geral da conferência. Felipe nos relata os trabalhos assim:
Como já esperávamos a eleição dos delegados foi #PUNK! Mas resumindo.... Sobre as propostas do regulamento, coloquei aquelas mesmo que o sr me mandou só não consegui por como sendo também para as Estaduais, no mais ficou como planejamos e as comunidades tradicionais ficaram com 4 vagas. Nas propostas para o grupo temático, consegui colocar 90% do que a gente tinha elaborado mais alguns itens que sugeri na hora, algumas coisas estavam específicas demais para comunidades de terreiro e a galera vetou, ai eu coloquei como sendo de comunidade tradicional geral. Sobre as Delegações, mesmo eu tendo conseguido as 4 vagas para as comunidades de terreiro, só havia eu representando todas as comunidades, ai me tornei Delegado e consegui por mais 1 como comunidade de terreiro tbm, as duas outras eu abri mão para o restante da sociedade civil e os evangélicos que ficaram enlouquecidos porque nós tínhamos direito diferenciado a 4 vagas! #AMEIESSAPARTE Ou seja, da Conferencia de Cultura de Benevides saíram 2 Delegados das Comunidades Tradicionais de Terreiro, Eu e Paola. E gostaria de Agradecer a Iya Janete Oliveira pelas orientações e apoio! E agora é rumo as de Ananindeua, Belém e depois a Estadual!
A outra delegada é uma Travesti, a Paula. Ela estava lá como movimento GLBT, mas ela é AfroReligiosa também (da ACAOÃ e descendente da Casa de Pai Orlando Bassu), ela não seria delegada sozinha indo pelo GLBT, foi a forma que eu ví de garantir a outra vaga dos afros e a inserção dela, qualifiquei ela como "de terreiro" e ela entrou na cota dos tradicionais.

A presença dos dois na delegação municipal de Benevides deve-se a articulação do Fórum Estadual Setorial de Culturas Afro-brasileiras, que está em intensa mobilização para garantir a presença dos agentes culturais negros e representantes das culturas tradicionais afro-amazônicas em todas as etapas da III Conferência Nancional de Cultura. Em nome dessa mobilização, Ekedi Janete, militante da ASCOMQ (Castanhal/PA) e membro do Colegiado Nacional Setorial de Culturas Afro-brasileiras do MinC, e Táta Kinamboji, militante do Instituto Nangetu (Belém/PA), Coordenador Estadual da ARATRAMA, e titular do Conselho Nacional de Políticas Culturais, participaram da conferência municipal na qualidade de convidados, e foi assim que organizaram os agentes culturais afro-brasileiros para a representação naquele município.
Antes mesmo de iniciar os trabalhos, eles reuniram com o secretário Jorge Panzera, e com outros representantes da gestão municipal da cultura, e apresentaram as pautas que estão em discussão no colegiado e no conselho do MinC e também as propostas do Fórum estadual e da ARATRAMA. Com isso acertaram o apoio dos gestores na defesa da proposta de alteração regimental para garantir as culturas afro-brasileiras e tradicionais na delegação que foi eleita na conferência.
Táta Kinamboji na mesa/debate de abertura da I CMC de Benevides.

Táta Kinamboji foi convidado e fez parte da mesa de abertura da conferência, e em sua fala reforçou o discurso da diversidade e da participação e controle social, dizendo aos participantes que cabe a eles intervir no plano municipal de cultura mas que também tem a árdua tarefa de fazer valer o contexto cultural local nos planos e nas coferências estadual e nacional de cultura,  criticou a ausencia de uma política estadual quwe atenda a essa diversidade e denunciou que até o presente momento não temos a publicação do decreto convocando a etapa estadual.

Nenhum comentário: