terça-feira, 19 de março de 2013

Parabéns Brasil, 10 anos de SEPPIR.

Lembramos alguns momentos da história recente que mostra a nossa participação na construção de políticas públicas para a população negra e para os Povos Tradicionais de Matrizes Africanas na diáspora brasileira.

Mãe Márcia Dória de Oxum, Mametu Nangetu e a Ministra Luiza Bairros, durante o lançamento do Plano Nacional de Sustentabilidade de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, em janeiro de 2013,

Táta Kinamboji em roda de diálogo da SEPPIR com os Povos Tradicionais de Matrizes Africanas - construção do Plano Nacional de Sustentabilidade de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas em Ceilândia/DF, novembro de 2012.


Ministra Luiza Bairros e Silvani Euclênio em roda de conversas com lideranças de Povos Tradicionais e organizações do Movimento Negro do estado do Pará, em agosto de 2012.
Lideranças de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas da zona metropolitana de Belém com a Ministra Luiza Bairros e a Coordenadora de Povos e Comunidades Tradicionais Silvani Euclenio durante o lançamento do livro do Mapeamento dos Terreiros de Belém em agosto de 2012.









Em 21 de março de cada ano, a ONU relembra o triste episódio de 1960, quando dezenas de manifestantes pacíficos foram mortos a tiros pela polícia no município sul-africano de Sharpeville, quando eles protestavam contra o apartheid. Fonte: ONU.
Em memória aos militantes negros que morreram lutando, essa data foi instituída pela ONU. Essa data, como outras lembradas pelo Movimento Negro não é mais uma data festiva, muito pelo contrário: com a instituição dessa data, temos no calendário um dia garantido, com a atenção voltada às lutas dos povos negros contra a opressão e a discriminação racial.
No mesmo dia, em 2003, o Governo Lula inicava uma nova era na luta por igualdade racial no Brasil. A criação da SEPPIR é um marco na institucionalização das políticas de promoção da igualdade racial. O Brasil foi o primeiro país a criar um órgão com status de ministério para tratar especificamente do combate ao racismo e da superação das desigualdades raciais. Essa conquista é resultado de décadas de luta de organismos e entidades negras por ações efetivas do Estado

Postagem coletiva em comemoração aos dez anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR e pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação

ESSE POST FAZ PARTE DA BLOGAGEM COLETIVA PELO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL, UMA INICIATIVA BLOGUEIRAS NEGRAS.

Nenhum comentário: