segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Religiosidade afro-amazônica para estudantes do Colégio Nazaré.

Müller de Zaze, Táta Kamelemba, Daniel de nkosi e Táta Mukundemin durante a apresentação do espetáculo.
"Navio negreiro" estreou no pátio do Colégio Marista N. Sra. de Nazaré e foi muito bem aceito pelos estudantes e professores.


O Mansu Nangetu participou da peça “Navio negreiro”, que foi encenada na sexta-feira, 21 de setembro, pelos estudantes do 2º ano como parte da programação da 9ª Semana Literária do Colégio Nazaré. Uma equipe de percussionistas e cantadores do Mansu formada por Táta Mukundemin, Táta Kamelemba, Daniel de Nkosi e Müller de Zaze,  participou da execução das músicas na apresentação do espetáculo.
Mas a participação da comunidade do terreiro começou há mais de um mês atrás, quando Mametu Nangetu realizou várias rodas conversas com a equipe responsável pela montagem e orientou a concepção cênica da religiosidade afro-amazônica para a execução do teatro dos estudantes. Nesse mesmo período Táta Mukundemin e Daniel de Nkosi fizeram toda a parte de arranjo musical e percusussão afro-brasileira de matriz Bantu, Táta Kamelemba a parte da dança religiosa afro-brasileira e ainda participou da construção dos figurinos e adereços, sob coordenação do Táta Kitauanje.
O resultado dessa parceria foi um espetáculo com sucesso de público.
Táta Kitauanje e Táta Kamelembá fizeram o figurino e adereços.

Para a comunidade do Mansu Nangetu essas experiências são importantes como uma forma de inserção de conteúdos africanos e afro-brasileiros no cotidiano da escola, método considerado importante porque compartilha conhecimentos através da convivência dos estudantes e professores com a comunidade no cotidiano do terreiro, onde eles também tem a oportunidade da observação de outras práticas culturais e de tomar contato com a diversidade religiosa afro-amazônica.
O espetáculo volta a ser apresentado no sábado, dia 29, as 17h, no Hangar Centro de Convenções como parte da Feira Panamazônica do Livro.

Nenhum comentário: