domingo, 2 de setembro de 2012

Lideranças de terreiros participam da construção do programa de governo da "Frente Belém nas mãos do povo".

lideranças de terreiros de Belém apresentaram pautas e pediram políticas públicas visando a liberdade de culto e a cidadania para povos de terreiro.
Mametu Nangetu, Mãe Vanda de Ogum Rompe Mata, Mãe Nazaré Inez de Oxum, e muitas outras lideranças de terreiros de Belém, estiveram presente no Colóquio “Belém e os desafios da metrópole rumo aos seus 400 anos: A construção do futuro no presente com protagonismo popular”, que aconteceu no sábado dia 1 de sentembro no Hotel Regente, bairro de Nazaré.
As pautas das comunidades de terreiro foram apresentadas aos candidatos da frente e discutidas com a comissão que coordena a formulação do plano de governo, foram falas com ênfase para a necessidade do Município de Belém promover campanhas publicitárias de combate à intolerância religiosa, ações de legalização de terreiros e reconhecimetno dos terreiros como templos afro-religiosos para isenção do IPTU.
Outro assunto recorrente nos anseios dos afro-religiosos para a cidade de Belém foi o direito ao culto em espaços públicos e a proteção e preservação dos conhecimentos tradicionais.
Mãe Nazaré Inez, da Seara de Umbanda de Mamãe Oxum, falando ao candidato Edmilson Rodrigues, 



Edmilson Rodrigues e Jorge Panzera com lideranças de terreiros, durante o colóquio no Hotel Regente.



A proposta das lideranças de terreiro é de levar a mesma pauta para todos os candidatos à prefeitura de Belém.

Nenhum comentário: