segunda-feira, 16 de julho de 2012

A juventude do terreiro e a paixão pelos folguedos juninos.


Quadrilha de "Santa Luzia" ganhou o concurso promovido pelo Governo do Pará em 2012. 


Tal qual o carnaval, o mês de junho também mobiliza a comunidade do Mansu Nangetu para os folguedos populares. São as festas dos santos juninos que fazem a juventude do terreiro passar quase três meses ensaiando coreografias para as apresentações. Muller de Nazaze diz que começaram a ensaiar no mês de março e que tanta dedicação é pra fazer bonito no mês de junho.
Juventude jurunense mantém viva as tradições
juninas na quadrilha "Santa Luzia".


Para dançar no mês de junho, a comunidade do Mansu Nangetu se divide em duas qadrilas, a “Arrastão junino” da Cidade Velha, que é comandada por Venina Santos e tem Brenda Yasmim como Miss Caipira, e a “Santa Luzia” do Jurunas, onde dançam Táta Kamelemba, Müller de Nzaze, e Andréia de Dandalunda.


Táta Kamelembá conta que desde criança dançava em quadrilha, diz que era a sua mãe que lhe levava para dançar no bairro do Jurunas, “foi aos 9 anos que comecei a dançar quadrilha para as festividades dos santos juninos, se chamava “Pimpolhos na roça”, uma quadrilha só de crianças que se apresentava apenas naquele bairro. Depois passei a integrar o”Grupo Junino Quadrilha Santa Luzia”, grupo que permaneço até hoje e além de dançar, também faço a produção do grupo e executo o projeto de figurino e adereços”.
Müller de Nzaze, Mônica e Táta Kamelembá
na quadrilha de Santa Luzia.
Para fazer a 'festa acontecer' eles contam que os vizinhos ajudam na mobilização de cada bairro para juntar dinheiro pros grupos se apresentarem. São os vizinhos que ajudam em rifas e bingos, que emprestam aparelhos de som para as festas de arrecadação do dinheiro que é usado para montar os figurinos. As roupas dos figurinos são guardadas e ajudam também na arrecadação para o compor o figurino do ano seguinte, pois ao fim da 'quadra junina' elas são alugadas ou vendidas para outros grupos.
As quadrilhas dançam em um extenso calendário de concursos promovidos por prefeituras municipais, clubes, Igrejas e Agremiações Carnavalescas. O concurso da Prefeitura Municipal de Belém acontece na Praça Waldemar Henrique, o do Governo do Estado na Praça do Povo (CENTUR), mas ainda tem o concurso intermunicipal de Ananindeua e este ano as quadrilhas ainda foram disputar o título do concurso intermunicipal em Tracuateua, na zona bragantina. E nos concursos promovidos pelo Rancho não Posso me Amofiná e do terreiro do Pai Reginaldo Lopes, além de apresentações em diversas festas juninas espalhadas pela zona metropolitana de Belém.
Quadrilha "Arrastão junino", da Cidade Velha, dançou para Santo Onofre no Mansu Nangetu.
E para a alegria e orgulho do Mansu Nangetu, a quadrilha “Arrastão junino” ganhou o concurso promovido pelo Terreiro de Pai Reginaldo Lopes, e a “Santa Luzia” arrebatou o título no concurso promovido pelo Governo do Estado do Pará.

"Arrastão junino" em sua apresentação no Mansu Nangetu.

Quadrilha "Arrastão junino" fez a alegria da população no bairro do Marco no dia de Santo Onofre.
Texto de Táta Kinamboji/ Projeto Azuelar - Instituto Nangetu/ Ponto de Mídia Livre.
Fotos de Táta Kinamboji/ Luah Sampaio (UFPA - Projeto Diálogos em Cabana de Caboco)/ e acervo das quadrilhas "Santa Luzia" e "Arrastão junino"

Nenhum comentário: