quarta-feira, 13 de junho de 2012

22 de junho "Viva São João", de Andrucha Waddington.

O Cineclube Nangetu continua com a programação em homenagem à quadra junina, são filmes que tratam de conhecimentos tradicionais e das culturas populares e tradicionais.

Sexta, 22 de junho - 19h.
Filme "Viva São João".
Cineclube Nangetu,
Tv, Pirajá, 1194 - Marco da légua
Belém/PA.
Fone - 91-32267599



Viva São João! 
Documentário, Direção: Andrucha Waddington, BRA/2002, 90 min

Sinopse: Tempos modernos, eternas e ricas tradições. "Viva São João!" é um road movie musical que percorre 19 localidades do Nordeste brasileiro. O filme registra o que há de mais inovador e de mais tradicional na maior celebração do ano: as festas juninas, com direito a histórias impagáveis, populares quadrilhas em chão de terra, quentão, quitutes típicos, vestimentas, decorações coloridas, luzes, fogos de artifício, religiosidade, simpatias... e até casamentos!
O filme mostra uma envolvente caravana que durante 15 dias de festas visita de Juazeiro, na Bahia, a Exu, em Pernambuco, das procissões em pequenas vilas às grandes festas das cidades médias, tendo a música como um de seus principais personagens. Em Viva São João!, Gilberto Gil aparece como personagem e apresentador desta festiva jornada, funcionando como mestre de cerimônias para seus entrevistados, como professor das origens da festa e como intérprete da música nordestina.
Viva São João! conta com convidados para lá de especiais, como Dominguinhos, Marinês, Sivuca, Alceu Valença, Targino Gondim, entre outros. A música do longa-metragem também surge nas filmagens do show de Gilberto Gil, na Praia de Botafogo, no Rio, com participações de Margareth Menezes, Elba Ramalho e Alexandre Pires. A idéia de rodar Viva São João! surgiu na época em que Andrucha Waddington e sua equipe viajava pelo interior do Nordeste à procura de locações para o seu segundo e premiado longa-metragem, Eu Tu Eles.

Nenhum comentário: