quarta-feira, 18 de abril de 2012

FORUM ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS TRADICIONAIS DE TERREIIRO DO PARÁ

Reunião de lideranças de terreiros marca fundação do Fórum no Pará.
      Lideranças dos Povos Tradicionais de Terreiro, estiveram reunidos nesta ultima sexta-feira (13 de abril de 2012), no auditório do IPHAN, em Belém, sito Avenida Governador José Malcher, 563 – bairro de Nazaré, as 14:00 horas;  para organizarem a plenária de articulação para fundação Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Terreiro do Pará.
A coordenação provisória foi formada pela Iyalorixa Nalva da Oxum (Conselheira Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional); Mametu Nangetu e Baba Tayandô (Conselho Gestor do Projeto Federal “Fome Zero” ).. Mametu Nangetu e Iyalorixa Nalva da Oxum, participaram da IV Conferencia Nacional de Segurança Alimentar em novembro de 2011, na cidade de Salvador (Bahia)e assinaram a ata da plenária nacional com a responsabilidade de articular no Pará a constituição do Fórum; portanto legitimas autoridades para este fim, convidando o Babalorixa Baba Tayandô para compor com elas a coordenação provisória.
Babá Tayandô, Mametu Nangetu e Mãe Nalva de Oxum, coordenadores do Fórum.
A Iyalorixa Nalva da Oxum falou da importância do fórum e citou os seus  princípios norteadores:
  1. Sobrevivência da tradição alimentar de matriz africana ;
  2. Combate à fome e o direito a alimentação
  3. É um espaço plural e suprapartidário o qual aglutina o povo de terreiro
  4. Busca ampliar o conceito de segurança alimentar garantindo os valores civilizatórios preservados pelos povos de terreiro;
5.      Contrapor-se a qualquer tipo de discriminação, intolerância e as formas de                                                                                                                        sexismo e xenofobias e outras intolerâncias correla tas.
            Mametu Nangetu falou das dificuldades que temos encontrado para a implantação de políticas afirmativas para povos tradicionais de terreiro. A reunião deu-se em clima de cordialidade estando presente  lideranças de Belém, Ananindeua e São Sebastião da Boa Vista; ficando na responsabilidade dos presentes uma mobilização não só na região metropolitana mas principalmente nos demais municípios do estado.
Vida longa para o Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Terreiro – Coordenação Pará.
Baba Tayandô
Conselho Gestor do Projeto Federal “Fome Zero” 


Lideranças de terreiros de 5 cidades da zona metropolitana estiveram presentes.


Texto de Babá Tayandô/ ACAOÃ
Fotos de Táta Kinamboji/ Projeto Azuelar - Instituto Nangetu/ Ponto de Mídia Livre

Nenhum comentário: