domingo, 29 de abril de 2012

Dissertação de mestrado analisa trajetória de Mametu Nangetu, Babá Edson Catendê e Táta Tauadirá.

A antropóloga Selma Brito defendeu sua dissertação de mestrado com a pesquisa das trajetórias religiosas de Mametu Nangetu, Babá Edson Catendê e Tata Tauadirá (Edson Santana).




Táta Kinamboji e Babá Edson Catendê estiveram na defesa de dissertação de Selma Brito no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFPA.

Selma passou os últimos dois anos pesquisando a vida e a atuação política e cultural de três sacerdotes de candomblé em Belém do Pará: Mametu Nangetu, Babá Edson Catendê e Táta Tauadirá, e essa pesquisa resultou na dissertação de mestrado "TRAJETÓRIAS RELIGIOSAS E PROJETOS DE VIDA: ENGAJAMENTO POLÍTICO, SOCIAL E CULTURAL ENTRE SACERDOTES DE CANDOMBLÉ NA CIDADE DE BELÉM-PA", que foi defendida na última quarta-feira dia 25 de abril, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (linha de pesquisa em antropologia) da Universidade Federal do Pará.

O trabalho propõe uma reflexão antropológica acerca da dinâmica de ação e atuação de alguns sacerdotes de Candomblé inseridos num campo religioso afro-paraense. A análise é construída a partir da narrativa da trajetória religiosa e história de vida de três sacerdotes: Mam’etu Nangetu, Bàbá Edson Catendê e Pai Edson Santana. 
Selma explica a importância da análise porque as trajetórias desses sacerdotes comprovam suas percepções e trânsitos dentro do campo religioso, seus engajamentos e ações que envolvem a garantia e o direito à prática de suas religiões, no campo político, cultural, social ou na mídia digital. 
Babá Edson Catendê esteve poresente na defesa da dissertação de Selma.
O Candomblé nos ritos Ketu e Angola de importação baiana, ritos praticados pelos sacerdotes da pesquisa, são importantes na análise por conta da mudança que impôs ao campo afro-religioso paraense, que se constituía, até um determinado momento, somente de mineiros e umabandistas. Ela explica que a entrada do Candomblé em Belém também reflete nas reorientações deste 'campo', principalmente no que diz respeito à noção de legitimidade religiosa, agenciamento social e político a que os afro-religiosos passaram a ter na busca de uma identidade afro-religiosa para as suas Comunidades Tradicionais de Terreiros.
Prof. Heraldo Maués, Profa. Denise Cardoso e Profa. Daniela Cordovil formaram a banca avaliadora.

 A dissertação de Selma Brito foi aprovada com nota máxima pela banca examinadora composta por sua orientadora Profa. Denise Cardoso, o avaliador interno Prof. Heraldo Maués e pela avaliadora externa Profa. Daniela Cordovil (UEPA). Selma ainda agradeceu a colaboração de diversas pessoas, dentre elas a Profa. Anaisa Vergolino e também destacou a participação da Profa. Marilu Campelo na construção de sua pesquisa.

Selma, acomapanhada da pesquisadora Anaisa Vergolino e da banca avaliadora.

Um comentário:

Projetos Nangetu disse...

A comunidade do Mansu Nangetu parabeniza a Selma Brito pela conclusão do Mestrado e deseja todo o sucesso do mundo para seus trabalhos acadêmicos.