quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Foi a primeria vez que uma ministra dançou com a gente e sorriu com a gente! Avaliação da Oficina de Povos Tradicionais de Terreiros com o MinC.

Mametu Nangetu recebe a Ministra Ana de Holanda junto com outras lideranças de terreiros.

Trabalhar na comissão organizadora da I Oficina de Construção de Políticas Públicas para Povos Tradicionais de Terreiros foi muito gratificante. Eu tenho que olhar pra trás, e agora depois da oficina realizada e vendo tudo o que fizemos, desde as reuniões durante a Conferência de Cultura em Brasília, só posso dizer que estou muito contente com tudo.
Não posso esquecer de valorizar o trabalho da equipe do ministério, principalmente a atenção dispensada pela Jô Brandão, acho que muita coisa não aconteceria se não fosse por ela estar lá dentro da Secretaria da Cidadania Cultural, ela é de terreiro e entende o que a gente fala.
Realmente a Oficina não foi o que eu pensava quando começamos a negociar essa reunião no ano passado, muita coisa que queríamos era impossível de fazer na estrutura do MinC, e reclamações sempre vão ter, reclamar faz parte do nosso papel de lideranças da sociedade civil. Mas não é por que nós reconhecemos que teve algumas falhas que nós não vamos reconhecer tudo o de bom que a oficina proporcionou.
O Gilberto Gil e o Juca Ferreira foram bons ministros, foram eles que começaram a olhar para a diversidade cultural e a dar atenção para as culturas populares e para os povos de terreiros, foi com o Sérgio Mamberti, o Gil e o Juca, mas foi com a Ana de Holanda a primeira vez que uma ministra reuniu com a gente, foi a primeira vez que uma ministra dançou com a gente e sorriu com a gente. E quando ela chegou e se fez presente na oficina foi o auge de tudo, o auge foi fazer com que o governo nos ouvisse – ela é a porta-voz da presidenta -, e por isso eu acredito que ela vai ter um olhar para as culturas populares e para as culturas de terreiros.
E no momento da fé, quando estávamos pedindo aos nossos deuses pela saúde do Lula, pela nossa união e pela nossa paz no Brasil, ela estava de mãos dadas com a gente. E a gente viu que ela não prometeu, mas eu vi no olhar dela a cumplicidade de quem quer fazer a diferença e trabalhar por todos nós. 
Por isso eu acredito que as políticas vão começar no ano que vem e que em 2012 a gente já tenha editais específicos e outras ações que venham a valorizar as culturas dos terreiros.
É a nossa caminhada, é a nossa conquista!

Belém/PA, 6 de dezembro de 2011

Mametu Nangetu uá Nzambi.

Nenhum comentário: