quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MOSTRA DE FILMES O Cineclube Nangetu produzirá a Mostra de Filmes Etnográficos durante o evento.

MOSTRA DE FILMES
O Cineclube Nangetu produzirá a Mostra de Filmes Etnográficos durante o evento. O objetivo é buscar uma maior integração e melhor utilização das linguagens artísticas, para isso estendendo as ações do projeto ao audiovisual referendando a importância desta linguagem para a melhoria qualitativa da comunicação da História da África e da realidade brasileira.



Diário do Pará - Terça-feira, 30/08/2011.

África : pesquisador expõe olhar diferenciado


Se é verdade que entre a África e o Brasil há mais semelhanças e aproximações do que pode sonhar a nossa vã geografia, é verdade também que ainda não voltamos os nossos olhares para perceber e assimilar as afinidades que temos com o continente africano.
A oportunidade surge hoje, com a abertura da exposição “África: Olhares Curiosos”, do fotógrafo e antropólogo Hilton Pereira Silva. Cerca de 50 fotos, tiradas no período de 2008 a 2011 durante viagens a Guiné Bissau, Senegal, Marrocos e África do Sul, compõem a exposição no Museu Histórico do Pará. ”A ideia com a exposição é trazer um olhar sobre a África contemporânea, diferente da miséria e das guerras que estamos acostumados a ver. Há modernidade, tecnologia, diferentes culturas e etnias nessa região”, explica o pesquisador.
Nas fotos, os visitantes podem encontrar também algumas semelhanças com o nosso país, como similaridades climáticas, floresta tropical, várzeas, diversidade étnica, muitas religiões, línguas, gingado, música e o jeito de ser do brasileiro. “Precisamos quebrar a perspectiva das coisas ruins, mostrar a beleza, as similaridades que a África tem com a Amazônia e levar os brasileiros a conhecer essa parte da sua ancestralidade através de um olhar positivo”, completa Hilton, que cita também a importância desse trabalho para os estudantes. “É uma oportunidade para mostrar aos alunos da rede pública as coisas boas e as afinidades que existem de paisagens e culturas”, diz.
A programação é uma iniciativa do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Educação e promovida através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir), e integra um evento alusivo ao Ano Internacional dos Afrodescendentes.
Além da exposição presencial e virtual, haverá exibição de filmes etnográficos; oficinas com temáticas africanas; palestras, seminários, oficinas e um desfile que acorrerá no Lançamento da exposição hoje. Artistas e estudantes estão convidados a participar das diversas ações de difusão e valorização das matrizes africanas em nossa sociedade.

OFICINAS EDUCATIVAS
O projeto desenvolve ainda uma intensa ação educativa, sendo que apenas em Belém serão quatro oficinas temáticas – jogos africanos, iniciação à capoeira, danças africanas e grafitagem - para atender 100 jovens de escolas públicas que terão a oportunidade de desmistificar várias ideias preconceituosas sobre a África e conhecer um continente com cultura diversificada e historia riquíssima que se somam positivamente à cultura brasileira.

MOSTRA DE FILMES
O Cineclube Nangetu produzirá a Mostra de Filmes Etnográficos durante o evento. O objetivo é buscar uma maior integração e melhor utilização das linguagens artísticas, para isso estendendo as ações do projeto ao audiovisual referendando a importância desta linguagem para a melhoria qualitativa da comunicação da História da África e da realidade brasileira.

VEJA
Lançamento da Exposição “África: Olhares Curiosos”. Às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Praça Dom Pedro II, s/n. Palácio Lauro Sodré - Cidade Velha). A exposição acontece até o dia 17 de setembro, com entrada franca.

ACESSE
www.copirseduc.blogspot.com
www.seduc.pa.gov.br


Nenhum comentário: