sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mansu Nangetu participa da primeira reunião de formação da Rede de Homens de Terreiros da zona metropolitana de Belém.

Táta Kinamboji representou a comunidade do Mansu Nangetu na reunião de um grupo de homens de comunidades de terreiros da zona metropolitana de Belém que se reuniu hoje na Associação Afro-religiosa e Cultural Ilê Axé Iya Omi – ACIYOMI – para uma roda de conversa sobre a saúde do homem.
Pai Marco Antônio e Pai Marcelo foram os que convocaram a reunião, que começou com saudação religiosa pelo Pai Orlando Bassu,


depois Pai Marcelo e Pai Marco Antônio apresentaram a proposta da formação de uma rede que discuta as questões de gênero masculino nos terreiros assim como a já formada Rede de Mulheres de Axé, uma rede que debata temas diversos, como cultura, lazer, saúde, segurança pública, prevenção de drogas, sexualidade e outros temas de interesse.



O tema desta primeira roda de conversa foi pensado para aproveitar a divulgação que o dia 15 de julho é dedicado internacionalmente aos homens, e que a ACIYOMI tem acúmulo de discussão e de ações na área da saúde, assim se debateu “A saúde do homen”, mais especificamente a saúde dos homens de terreiros.
A roda teve a participação de Antônio Ernandes Marques da Costa, que é Coordenador da ONG GRUPAJUS, que introduziu a temática com a apresentação de dados estatísticos e pesquisas do sistema público de saúde que apontam para a conclusão de que no Brasil os homens não tem o hábito de procurar tratamento, e somente o fazem quando pressionados por familiares ou em caso de extrema dor. A exposição continuou com as doenças que são mais comuns ao gênero masculino e com orientações do que fazer no caso de identificação de sintomas.


O debate apontou a necessidade de refletir também sobre as práticas tradicionais da medicina dos terreiros, do uso de ervas e de rituais de cura que preservamos em nossas tradições, assim como aprofundar a reflexão do exercício do trataemtno misto, ou de como conciliar o tratamento tradicional com a medicina ocidental.
Por fim foi decidido que a segunda reunião para a formação da Rede de Homens de Terreiros acontecerá no Terreiro de Pai Bassu, em data a ser divulgada em breve.

Nenhum comentário: