quinta-feira, 21 de julho de 2011

E tu, vais fazer o que? 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Cineclube e Roda de conversa para comemorar o 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no estado do Pará.
Participação de lideranças fenininas de terreiro na II CONEPIR, 2009.



Programação - E tu, vais fazer o que?
Acolhimento afetuoso para nós, mulheres negras. Responsável - GRENI.
Saudação de abertura. Responsável - ACIYOMI.
Cineclube - Responsável - Instituto Nangetu e Rede de Cineclubes em Terreiros.
Cena do filme "Carolina"


Filme: Carolina, de Jeferson De. Brasil, 2003. 15 min.
Classificação: Livre
Documentário com Zezé Motta e Gabrielly de Abreu. Sinopse: Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de mulheres negras.
Roda de Conversa - Provacadoras: Grupo de Mulheres Felipa Aranha.
Carta de Incidência Política (construída de forma coletiva) - Responsável: CEDENPA.


Data: 25 dejulho de 2011.
Horário: das 15̣:30h as 18h
Local: IAP - Pça Justo Chermont ao lado da Basílica de Nazaré.

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.
O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado do Pará, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades". Boaventura de Souza Santos.


Realização: ACIYOMI, GRENI, Instituto Nangetu, Grupo de Mulheres Felipa Aranha, CEDENPA, IMUNE, Rede Fulanas, AMNB, FMAP/ AMB, NÓS MULHERES, CMNN (Belém), e quem mais chegar.
Apoio: Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém. A Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema, Cineclube da ARCAXA.

Nenhum comentário: