domingo, 29 de maio de 2011

Nossa luta é por cidadania!!! O Instituto Nangetu se fez presente na Caminhada pela moralidade na política e contra a corrupção na ALEPA.

A comunidade do Mansu Nangetu se fez presente na caminhada pela moralidade na política. A manifestação pública é uma reação da sociedade contra os escândalos de corrupção e desvios de verba que se tornaram públicos a partir de denúncias do deputado Edmilson Rodrigues (PSol) sobre o pagamento de salários a funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa do Estado do Pará - ALEPA. A caminhada foi proposta pela OAB-PA e teve a adesão de mais de 100 organizações religiosas, sociais e culturais paraenses.
A caminhada iniciou com uma saudação dos sacerdotes presentes, sacerdotes de diversas religiões que falaram uníssono em nome da paz e da tranqüilidade na caminhada, e também, cada um fez referencia à mitologia das divindades de suas crenças para criticar o desvio de verbas em falcatruas na gestão pública, seja no legislativo, no executivo e até mesmo no judiciário. Foi Mametu Nangetu quem proferiu as palavras de saudação para as populações afro-religiosas, saudando os membros de comunidades de terreiro presentes no ato e agora acrescenta a lembrança que cada vez que os políticos que elegemos desviam verbas para benefício próprio, significa que o Estado e a população é lesada naquilo que lhe é mais precioso: os seus direitos!
O direito à educação de qualidade, o direito à saúde de qualidade, o direito ao financiamento estatal de campanhas de combate ao racismo e à intolerância religiosa , o direito ao financiamento da cultura, inclusive das culturas de terreiros afro-amazônicos, o financiamento de projetos que promovam a democracia do acesso à produção cultural, que promovam o acesso à educação em nível superior e tantos outros direitos que nos são roubados para financiar o enriquecimento ilícito de políticos corruptos.
Vale ressaltar que nos últimos dias nós percebemos a tentativa de manipulação de informações sobre a mobilização popular que pede a moralidade e o combate a corrupção, promovida por grupos suspeitos de serem beneficiados de desvio de verbas, que se atacam mutuamente em busca de influenciar a opinião pública na tentativa de arregimentar adeptos para um jogo de rivalidade de cores partidárias, onde nos parece que a estratégia não é a defesa de seus procedimentos, mas o ateque ao que julgam errado no procedimento de seu adversário rival.
O Instituto Nangetu informa que a mobilização da comunidade que lhe dá suporte e existência não é contra nenhum grupo político, a luta da nossa comunidade é à favor do povo e das populações de terreiros, e é em em favor das comunidades de terreiro e da população de um modo geral que vamos continuar a participar de todo e qualquer manifestação pública que lute pela moralidade, e que denuncie e combata a corrupção.















Nenhum comentário: