sexta-feira, 20 de maio de 2011

Irmandade dos devotos do glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari visita o Instituto Nangetu

Na quarta-feira, dia 8 de junho, as 19h, o Instituto Nangetu receberá a imagem peregrina de São Sebastião de Cachoeira do Arari. A Imagem Peregrina visita Belém no período de 12.05.2011 – 12.06.2011, acompanhada da Comissão dos Foliões, rezando ladainhas em latim com sotaque caboclo, cantando folias e divulgando a religiosidade e a cultura Marajoara.
A peregrinação se dá nas casas de devotos, órgãos públicos e entidades não governamentais que mantém parcerias com os organizadores, e neste ano dá-nos a honra da visita ao Instituto Nangetu.
A 10ª Peregrinação é organizada pela Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião – IDGSS, e a Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari é considerada Patrimônio Cultural do estado do Pará, pela Lei Estadual 7.377 de 06.01.2010. Desde 2004 o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realiza inventário e está elaborando dossiê visando o Registro no Livro do Tombo das Celebrações do Instituto como Patrimônio Imaterial da Cultura Nacional. Tal estudo já resultou em alguns produtos como: O Filme “O Glorioso” do Cineasta Canadense Garvin Andrews e diversos Livros, CDs e DVDs mostrando a devoção marajoara. A Devoção a São Sebastião sobrevive há séculos no arquipelago do Marajó, num total de 96 manifestações em todos os 16 municípios da região.
A visita acontece no período da Trezena de Santo Onofre e Santo Antônio, tradição mantida há mais de 30 anos por Mametu Nangetu. Para Mametu, essa é uma oportunidade de troca de experiências interculturais e inter-religiosas e, por isso mesmo, um exemplo de investimento ao respeito a diversidade que promove a cultura da paz, além de contribuir para o registro dessa celebração como Patrimônio Imaterial brasilerio.

Veja abaixo o folder com a programação da peregrinação em Belém.


Nenhum comentário: