quarta-feira, 18 de maio de 2011

Debate no Cine Clube Nangetu. Sessão: 13 de maio. Que abolição é essa? Filme: Abolição, direção: Zózimo Bulbul. Brasil, 1988.

Sessão - 13 de maio. Que abolição é essa?. Participantes: Macambira (Inst. Nangetu); Taata Dianvúla (Inst. Nangetu); Profª Neusa Pressler (UNAMA); Prof. João Simões (UFPA); Ruy Guerreiro (Grupo Senzala) e Mameto Nangetu (Inst. Nangetu).

Esta discussão deu-se a partir do Filme: Abolição, de Zózimo Bulbul. Durante o debate, o professor João Simões, fez questionamentos históricos e contemporâneos sobre a discriminação e a intolerância com o negro, e discursou dando um panorama sobre os negros intelectuais brasileiros como: Milton Santos, José do Patrocínio, Abdias Nascimento e outros. Já o Taata Dianvúla, discorreu sobre a intolerância das religiões de matrizes africanas por serem crença de negros e que o preconceito só poderá ser erradicado quando houver políticas públicas legislativas contra este preconceito. Luís Macambira falou sobre os seus antepassados que foram donos de engenhos e disse que sente um pesar sobre essa procedência, e citou alguns exemplos de preconceitos que testemunhou e teceu comentários sobre alguns autores que fomentam sobre o preconceito racial. O ativista Ruy Guerreiro falou sobre seu trabalho com jovens de baixa renda e principalmente negros no bairro da Cidade Velha, trabalho realizado no âmbito das artes: capoeira e dança através do Grupo Senzala. A professora Neusa Pressler relatou alguns fatos por ela vividos na Europa com relação ao preconceito racial naquele continente. Mametu Nangetu falou sobre o preconceito que sofre desde a fundação do Mansu Nangetu até os dias de hoje.
Em tudo o que foi dito, ficou evidente que muito há de se trilhar para que o Brasil alcance a tão divulgada “democracia racial”....






 









Texto, vídeos e fotos de Taata Dianvula/ Alex Leovan – Projeto Azuelar/ Instituto Nangetu – Ponto de Mídia Livre/ 2009.

Nenhum comentário: