quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cineclube - 29 de abril, Corisco & Dadá e A Musa do Cangaço


Corisco e Dadá: Direção de Rosemberg Cariry103 min. 1996
O capitão Corisco, cangaceiro famoso por sua crueldade, valentia e beleza, também chamado de Diabo Louro, rapta menina Dadá, aos 12 anos. Após estuprá-la, faz dela sua mulher e, também, integrante do bando do cangaço. Enquanto isso, Zé Rufino, o chefe da polícia volante, promete a si próprio tornar-se imortal, transformando-se no matador de Corisco, cuja cabeça fora colocada a prêmio pelo governo.

A Musa do Cangaço,de José Humberto. 15 min, 1982.
Em cenas documentais, entremeadas também com material de arquivo, Dadá, já bem idosa, relata os fatos de sua vida nos acampamentos de lampião, do medo à pacificação, das alegrias às tensões da guerra desigual que, depois de 20 anos, dizimaria a revolta camponesa dos cangaceiros. O documentário se propõe revelar o papel da mulher e sua participação efetiva nesse fenômeno de luta armada no Nordeste brasileiro.

Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje.
Tv. Pirajá, 1194 – Marco da légua, Belém/PA. 91- 32267599.
Início de cada sessão- 19h. Ao final haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.
O Cineclube Nangetu é premiado no Edital Cine Pará Mais Cultura, e conta com a parceria do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Pará, Secretaria de Estado da Cultura, rede [aparelho]-: e Idade Mídia.
O Instituto Nangetu é Ponto de Mídia Livre/ 2009.

Um comentário:

Beth disse...

Como o brasileiro medio nao sabe nem fazer conta de somar e a "esquerda" etica ( PT que nos explique) somada aos artistas da Globo, que sao tao talentosos quanto ignorantes, adora bandidos pobres, temos que assistir a este show de desinformacao que eh este filme. Prefiro que a Dira Paes cante com o Roberto Carlos. Faz menos vergonha...