domingo, 3 de outubro de 2010

Caruru ria Nvunji






Mais uma vez O Mansu Nangetu movimentou a criançada do bairro do Marco com o Tradicional Diabangululangu ria Nvunji - O Caruru das crianças, ritual em que as crianças da vizinhança, filhos de membros da comunidade e todas as criançass que comparecem à festa se juntam numa mesa de quitutes e guloseimas para se confraternizar com Nvunji, a divindade criança cultuada nas tradições afro-brasileiras e origem Bantu.
Jogos e brincadeiras aconteceram expontaneamente, propostos pelas próprias crianças, e o resultado foi algazarra e a alegria contagiante que acontece quando temos presença maciça de crianças. É a felicidade da continuidade da vida.
Teve também uma roda de conversa com a participação da comunidade do Mansu e convidados, conversa que promoveu a discussão de questões de direitos humanos, cidadania e respeito.

Ainda teve o Cineclube Nangetu exibindo o programa 'Curta crianca' da Programadora Brasil, uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este programa reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela, sobre o respeito aos mais velhos, e Uma Jangada Chamada Bruna, um filme sobre o brincar.

Ao final Mametu Nangetu agradeceu dizendo que se sente honrada com a presença de todos, e em especial das crianças.

ver mais fotos em
Caruru das crianças

Nenhum comentário: